18.7.07

Tragédia em São Paulo

Diante de tragédias como a que aconteceu ontem em São Paulo, ficamos desnorteados, buscando entender e explicar o fato e suas dimensões.
Meus pensamentos fixam-se nos familiares dos mortos, sua dor, desespero e esperança de que a pessoa querida, por algum motivo, não tenha partido de Porto Alegre naquele vôo ou que, se funcionário da TAM em São Paulo, tenha saído do prédio antes do acidente.
Os jornais, TVs, rádios e portais apresentam suas manchetes, especulações e análises.
Alguns órgãos da imprensa já investigaram, julgaram e condenaram: o culpado é o governo federal, na pessoa do Lula.
Outros políticos já cuidaram de tirar seus dividendos, como o governador José Serra (PSDB), ao declarar que a responsabilidade é federal.
Neste momento não consigo nem pensar nas diversas hipóteses para o acidente.
Abaixo uma seleção de leituras que podem ajudar na formação de opinião sobre o fato:
Pista molhada, reforma incompleta e falha humana são possíveis causas do acidente
Avião da TAM estaria muito acima da velocidade, diz técnico
Presidente da TAM: grooving não interferiu. Veja o vídeo!
A cronologia de acidentes em Congonhas
Especialistas têm duas hipóteses para explicar acidente da TAM
Tragédia anunciada por quem?
(Áudio CBN) Avaliação preliminar do acidente
A apropriação da ANAC
O inventário do desastre

3 comentários:

Anônimo disse...

Bonito texto!
Se o Brasil conseguiu investir aproximadamente R$ 2 bi para construção das luxuosas instalações do Pan do Rio (mas pago por todo Brasil, como lembrado), construir um aeroporto afastado de uma extensa área urbanizada (como é em outros países, coisa que já vi ao vivo), troca de aparelhos obsoletos e aumento do quadro de funcionários (vide os controladores de vôo) realmente não é prioridade. O que importa é comemorar as vitórias do Pan na praça das medalhas em Copacabana.
Tristeza pelas vítimas!

Abraçooo!

Anônimo disse...

Irresponsabilidade do Governo:

Defender o presidente que foi o maior responsável por essa tragédia - que não teve PEITO pra mudar a cupula da infraero, da aeronautia e da Anac - é de uma irresponsabilidade ímpar.
Não me venham defender essa esquerda incendiária que só faz cagada neste país. Esse governo quer gerar uma divisão de classes só pode ser comparado a algo próximo do nazismo ou do apartheid.
Até o presidente da TAM está tirando o do governo da reta.
E declarar luto oficial é uma cafonice tremenda, como se isso fosse trazer todas as vítimas de volta, ao invés de mandar os culpados pela tragédia pro olho da rua, esse presidente bêbado vem com essa demagogia declarando luto.
O governo ainda insinua que as vaias na abertura do PAN foi por que havia 90 mil bebados no Maracanã, que era a elite dominante que vaiou. Isso é uma balela, quem estava no Maracanã vaiando era o amarelo, o preto, o branco, o verde, o azul, era o Brasil, eram 90 mil brasileiros.

Anônimo disse...

apos ler suas indicações conclui que:

O que me parece é que os lideres responsáveis pela execução e segurança aérea do pais,querem “tirar o seus da reta”,ou seja,ao invés de haver um comprometimentos,uma coesão entre todas as partes para sanar essa questão o mais rápido possível,até mesmo para evitar um maior desgaste para os familiares das vítimas,em seus discursos ficam “passando a batata quente de mão em mão”e reclamando sua inocência,em momento inoportuno!

Como por exemplo, o Ministro da Defesa que em uma entrevista coletiva aproveitou para reclamar de seu salário, e dizer que “O ministério da Defesa é algo inútil. Não comanda nada", afirmou. (Então pra que existe? pra que serve?). "Na Infraero tem muita corrupção. Ela precisa ser limpada. Fazer uma operação Detefon”. (Grande Ministro escolhe o momento mais pertinente para “colocar o dedo na ferida dos outros”).

Para o Presidente da TAM, não havia nada errado no aeroporto, a hipótese mais provável para ele é que houve erro dos pilotos. (Fácil não? Jogar a culpa, em quem não esta mais aqui pra se defender e nem provar o contrario?)
E como se não faltasse mais nada o governador Jose Serra ainda tem a capacidade de declarar que o acidente é de responsabilidade federal, como se ele não pudesse fazer nada!

Nunca vi tanta cara de pau,falta de respeito e indiferença em meio a algo tão grave,como foi esse acidente.