28.11.07

Fuvest 2008

A prova da Fuvest de 2008 mostrou um lado conservador extremado.
Ano passado a prova apresentou uma novidade: questões interdisciplinares, reconhecidamente com insucesso. Neste ano a coisa piorou bastante, pois a interdisciplinaridade não contou nem mesmo com ferramentas de duas ou mais disciplinas, mas cada uma das 9 questões apresentadas pode ser encaixada dentro de uma única disciplina.
Todos os professores sabem que a interdisciplinaridade não é uma prática fácil, mas a USP deve ter profissionais capacitados para elaborar questões neste formato. Caso não os tenha não deve se meter a fazê-lo, pois pagará “mico pedagógico”, como fez na prova deste ano.
De resto foi um show de conservadorismo. Fórmula, cálculos e receitas prontas. Um aluno com boa memória deve ter obtido grande sucesso, mas o aluno que pensa deve ter encontrado algumas dificuldades, tal a quantidade de detalhes exigidos nas diversas disciplinas.
Atendo-me a minha praia, Geografia, a decepção foi enorme também. Prova tradicional, nos moldes daquela Geografia “decoreba”, bem ao gosto da Ditadura Militar, com raras questões mais inteligentes ou atuais.
Não sou contra provas tradicionais, sou contra provas burras e esta foi, sem sombra de dúvidas.
Clique aqui e veja a prova da Fuvest e a resolução comentada pelos professores do Cursinho da Poli.

Nenhum comentário: