17.11.07

Quem tem medo da Venezuela?

A Venezuela e Hugo Chávez ganharam destaque nos noticiários brasileiros nas últimas semanas.
A reforma constitucional em curso tem chamado muito a atenção de todos.
Por princípio sou contra a reeleição. Qualquer reeleição. Na minha modesta e não pedida opinião, este péssimo hábito profissionaliza o ato da representação política, o que não é desejável, além de impedir o surgimento de novas lideranças.
Posto isso é óbvio que não me agrada o projeto de alteração constitucional proposto por Hugo Chávez. Mas isso não é da minha conta, isso é do interesse direto da Venezuela e do seu povo.
Devemos perguntar se a lei do país está sendo respeitada. Garanto-lhes que sim!
Os golpistas estão do outro lado e foram apoiados pelos EUA e pela Espanha de José Maria Aznar, um fascista. O seu fascismo para consumo interno não me diz respeito, diga-se de passagem, mas sim ao povo espanhol que o elegeu dentro das regras por eles estabelecidas.
Além de realizada dentro dos limites legais venezuelanos, tal emenda deverá ser referendada pela população da Venezuela para entrar em vigor. Para que mais democracia do que isso? Ou será que só defendemos as regras democráticas quando elas nos dão os resultados que queremos?
Vejam a desfaçatez de alguns políticos brasileiros que nasceram, cresceram e enriqueceram sob os auspícios da ditadura militar! José Sarney, Paulo Maluf e toda a turma do DEM (ex-PFL e antes disso, ex-ARENA). Logo eles criticando as “falhas” da democracia da Venezuela! E com amplo respaldo da mídia, a mesma mídia que em grande parte “marchou com deus pela liberdade” (se não sabem do que estou falando é só clicar aqui).
Outra orquestração da grande mídia nos apresenta o temor de uma corrida armamentista desencadeada por Hugo Chávez. É este o temor dos senhores da verdade? Hugo Chávez e suas poderosas armas?
A revista Época, secundada por Veja, apresentou extensa reportagem sobre as “ameaças” chavistas. Clique aqui e leia a matéria da Época e aqui para ler a opinião da Veja de 07/11/07.
Observe o quadro comparativo das Forças Armadas do Brasil e da Venezuela apresentado pela Revista Época na sua edição 493, de 29/10/07:

A revista resolveu usar o infográfico para desmentir o teor da matéria!
Para nossa imprensa, Chávez é um ditador e assim é apresentado, mas no Paquistão o homem que se apoderou da presidência por meio de golpe de estado, mantém a oposição trancafiada e tem como principal diversão prender advogados é chamado de presidente Pervez Musharraf. Tenho certeza que assim será chamado enquanto durar seu alinhamento com os EUA!
Nossa mídia é assim: desavergonhadamente e descaradamente servindo aos poderosos, sempre!

Nenhum comentário: