15.11.07

Semana da Consciência Negra é celebrada no SESCSP

Programação promove o espírito negro por meio de ciclo de filmes, dança, música, gastronomia, artesanato e exposições

Celebrado em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e suas contribuições culturais. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Durante cem anos (1595-1695), Palmares constituiu um foco de resistência aos ataques da Coroa. Em função da sua expressão histórica, representa um ícone de formação social e cultural que contribuiu no fortalecimento de ações para ampliação da cidadania.
Com o objetivo de valorizar as manifestações artísticas e culturais afro-descendentes e aproximá-las do grande público, a programação do SESC Avenida Paulista inclui dança, música, gastronomia, mostra de cabelos étnicos, palestras e ciclo de filmes. Destaque para os filmes Eu, um negro, de Jean Rouch, que retrata a busca por identidade de jovens nigerienses longe de casa (18/11, domingo, às 19h), e Ladrões de cinema, de Fernando Coni Campos, revela o morro carioca dos anos 70.
Ainda no SESC Av. Paulista, a Orquestra Nzinga de Berimbaus, do Grupo Nzinga de Capoeira Angola, apresenta peças musicais integra os toques de capoeira a outras tradições musicais afro-brasileiras, como jongo, tambor-de-crioula e bumba-meu-boi (20/11, terça, às 11h). Ao mesmo tempo, ocorre uma exposição de cabelos étnicos com a Cia. das Tranças (de Chris Oliveira) e confecção de bonecas negras de vinil e de pano no Ateliê "Preta Pretinha".
O teatro do SESC Vila Mariana abre espaço para a montagem Máquina de desgastar gente, cujo tema é a presença e a exploração da imagem do negro na sociedade contemporânea. Por meio das memórias pessoais e da história dos antepassados dos integrantes do elenco, o espetáculo se utiliza de dança, teatro e música para discutir o papel do negro no cotidiano brasileiro (20/11, terça, às 18h; 21/11, quarta, às 21h).
Explorando a pluralidade da música afro-brasileira, o espetáculo Africanidade apresenta em forma de música um olhar profundo à organização da produção artística de comunidades que ainda tentam preservar esses sons e ritmos mais puros, originados dessa primeira fusão cultural, expressando sentimento e respeito à resistência cultural. Oriundo de Minas Gerais, o grupo A Quatro Vozes traz ao SESC Santo André o melhor dos ritmos congada, maracatu, ijexa (20/11, terça, às 16h).
Os SESCs do interior de São Paulo também participam com programações especiais. No SESC Prudente, o projeto musical Salve, salve eterna Clementina homenageia (na voz de Tereza Gama) uma das mais importantes intérpretes do samba de terreiro (20/11, terça, às 18h30).
O SESC Sorocaba realiza um show comemorativo com Black Rio, Cindy e Léo Maya. A atriz e cantora Cindy desponta nas telas da TV na pele de “Lena”, uma das quatro personagens principais do seriado Antônia, da Rede Globo. Ao lado de Leo Maia e com a banda Black Rio (grupo carioca formado em 1976), ela mostra um repertório funk, misturado com samba, jazz e ritmos brasileiros (20/11, terça, às 20h).
Consulte a programação completa em todas as unidades do SESCSP!
Fonte: http://www.sescsp.org.br/sesc//revistas/subindex.cfm?ParamEnd=1&IDCategoria=5247&inslog=41

Nenhum comentário: