2.2.24

As Forças Armadas precisam voltar ao seu papel constitucioal

 As Formas Armadas precisam voltar ao seu papel institucional e se recolher aos quartéis, deixando a política para os civis.

E mais do que isso: voltar para os quartéis e abandonar os gabinetes.

É preciso da um basta à sucessão de escândalos que tem abalado as instituições militares no último período.

Seria uma excelente ideia se os militares protegessem as fronteiras, evitando o tráfico de drogas e de armas e defender a integridade do território nacional, por exemplo.

Um militar deve servir ao Estado e não a um líder ou partido político, sendo necessário obedecer a autoridade eleita como tal. Hoje o Presidente Lula é o Comandante Supremo das Forças Armadas, assim diz a Constituição Federal de 1988.

Por isso é inconcebível que os militares, envolvidos na proteção ao Povo Ianomami, se recusem a cumprir a missão dada pelo presidente da República.

Não cedem equipamentos, aeronaves, barcos e pessoal! Isso é um crime, tanto no aspecto moral e legal.

O genocídio, em que pese a ação do governo federal, continua em curso.


Fonte: politize.com.br

Clicando aqui você lê excelente matéria sobre esse genocídio.

O país pagará um preço elevado por essa ação no exterior.  

É necessário que o governo ouça, de forma atenta, as mais variadas lideranças indígenas, além da Ministra Sônia Guajajara, para detectar quais são, de fato, os problemas vivenciados pelos povos originários e dar a eles a devida atenção.

De nada adianta um grande esforço, sem que haja planejamento e estrutura, em todos os segmentos, nos quais os povos originários sofrem, tais como saúde e alimentação, principalmente.

Para que isso aconteça e os esforços do governo sejam bem-sucedidas, é necessário que toda a máquina do governo trabalhe em conjunto, sob a coordenação da Ministra Sônia e haja um combate intenso e sem tréguas ao garimpo ilegal nas terras indígenas.

É urgente que as Forças Armadas se submetam a autoridade legítima, conferida pelas urnas, do Presidente Lula.

Nenhum comentário: