27.2.24

Política, mentiras e armações diversas

Ontem conversei com uma querida amiga que se nega a falar sobre política. Ela teve uma experiência pessoal que a deixou muito magoada por isso quer distância desse tema. No fim da conversa ela disse que não “há verdades” nos políticos.

Gostaria de partir disso: não existem verdades absolutas, mas sim visões das "verdades".

 

Imagem da Terra Plana


Imagem de <a href="https://br.freepik.com/vetores-gratis/planeta-bonito-do-planeta_1103753.htm#query=terra%20plana&position=26&from_view=keyword&track=ais&uuid=5a0c1010-e906-4ea2-b42e-9ebaf6e1368b">Freepik</a>


Imagem de um "político honesto"


semelhante à imagem da Terra Plana - Fonte: Poder360





Quando estudante, aprendi que as verdades podem ser fabricadas. Mesmo diante de imagens, ela, a verdade, pode ser mudada. No caso de uma reportagem filmada a narrativa – palavra da moda – pode ser alterada pela simples posição da câmera. Podemos afirmar que a fotografia revela uma verdade diferente a depender do ângulo revelado.

Mas não podemos brigar com o fato em si. Ele existe, mas a interpretação, ou leitura desse fato, depende da visão de mundo de cada um, seja jornalista, acadêmico ou um cidadão comum como eu.

Na minha maneira de pensar os políticos, gestores e agentes públicos têm o dever de não mentir. Quando o fizerem devem ser severamente punidos, com a perda do cargo e, principalmente, dos vencimentos.

Hoje temos uma lista enorme de mentirosos provados. Ex-presidentes da República, militares de alta patente, Governadores de estados, juízes, desembargadores, senadores, deputados etc. As mentiras dessas pessoas normalmente resultam em crimes ou acobertamento deles.

Na questão que envolve crimes de políticos existe uma arma terminal: o voto! Mas a mentira é consagrada nas urnas, como vemos hoje no caso de deputados e senadores, que compõem a maioria do Congresso Nacional, que se defendem com novas mentiras, hoje chamadas de fake News.

Tal punição exigiria uma educação política acurada, que poderia ser adquirida nas aulas de Língua Portuguesa, História, Geografia, Sociologia, Matemática e demais disciplinas que compõem o currículo escolar. Um razoável conhecimento de Biologia evitaria o negacionismo envolvendo vacinas, por exemplo. Conhecimentos de Matemática, combinado com História e Geografia, evitaria o surgimento dos terraplanistas.

Muitas vezes bastaria uma boa interpretação de texto para escapar da burrice.

Isso tudo para dizer que existem políticos honestos e decentes, ao longo da minha vida conheci alguns. Todos seres humanos, portanto sujeito a erros, que, a depender da gravidade dos erros, devem ser excluídos da vida pública.

2 comentários:

Anônimo disse...

Essa é uma mudança necessária e urgente. Acostumamos com os comportamentos inaceitáveis de pessoas públicas, que ficam impunes a todas as atrocidades praticadas.
Uma reforma política é pra muitos anos atrás, com prestação de contas à comunidade de origem da pessoa publica, não podendo inclusive representar locais que não sejam seus, de origem

Anônimo disse...

Muito bom! As vezes duvido desta verdade absoluta. Acreditei mais no passado mas já nem sei de qual passado.Os que não são sinceros devem ser punidos com a cassação.