5.11.07

O "suposto" terceiro mandato de Lula

A imprensa grande está preocupada, até a raiz dos cabelos, com um “suposto” – para usar um termo da moda – terceiro mandato para o presidente Lula.
Não faz o menor sentido tal preocupação. Primeiro por não ser o desejo do presidente, ao menos é o que me parece, e segundo, por que a conjuntura política não está para peixe! Será muito mais difícil, e muito mais caro, passar uma emenda constitucional com esse intento, do que aquela que aprovou a reeleição durante o reinado, desculpem-me, o governo de FHC.
Por outro penso eu que reeleição não é uma coisa saudável para alimentar uma boa cultura partidária. Lembro-me que nos idos de 1980 e poucos, discutíamos no PT a proposta de proibição de reeleição para todos os cargos, assim, pensávamos, as lideranças seriam sempre renovadas e a política jamais se tornaria uma profissão. Bons tempos!
O que me diverte, deveras, é o medo dos setores com representação na bancada da mídia com esse tal de terceiro mandato.

2 comentários:

vagner disse...

Só mais um comentário.
E por acaso o Lula na presidência representa algum problema para os donos da mídia?
Acho que quem deve estar com medo disso é o PSDB, porque embora o Lula na presidência não representa perigo para estrutura desigual do Estado brasileiro, isso ainda causa um certo desconforto nos partidários do PSDB, porque agora não são eles o centro das atenções, isso deve ser coisa de égo.

Prof Toni disse...

Vagner, vide mestre Bakunin, duas postagens abaixo...