17.3.08

Os problemas de brasileiros na Espanha

A imprensa tem dado destaque aos problemas que brasileiros têm enfrentado na Espanha, mesmo quando fazem apenas conexões para outros países.
O governo espanhol alega cumprir normas da União Européia, mas relatos de brasileiros dão conta de que há discriminação e tratamento ruim por parte das autoridades espanholas.
Não podemos esquecer que muitos brasileiros tentam chegar ilegalmente à Terra Prometida do capitalismo, seja ela a Europa ou Estados Unidos da América. É legítimo, portanto, que os países resguardem seus direitos e façam cumprir suas leis.
Por outro lado não podemos aceitar esse tratamento de forma generalizada.
Tivemos casos recentes de estudantes e professores que se apresentariam em congressos e seminários em Portugal, por exemplo, que foram barrados na Espanha e submetidos a maus tratos.
Recentemente os jornais apresentaram também casos de empresários brasileiros que tiveram que fazer meia volta do próprio aeroporto, com status de “deportados”.
Não se trata de abrir uma “guerra” contra a Espanha e os espanhóis, mas algumas coisas devem ser consideradas:

1) Se existe uma rede de aliciamento de prostitutas brasileiras para trabalhar na Europa que se punam os aliciadores, que com certeza não são brasileiros, é bom avisar que nem toda mulher brasileira – mesmo que “mulata gostosa” e boa de samba, não é prostituta;
2) Que a documentação exigida para entrar em solo europeu seja listada de forma clara e inequívoca, com ampla divulgação pela imprensa e que tais documentos sejam fiscalizados primeiro pelas empresas aéreas;
3) Que as autoridades brasileiras cumpram as leis de entrada e permanência em solo brasileiro para todas as nacionalidades e não só para os espanhóis como a mídia tem mostrado nas últimas semanas;
4) E, finalmente, que todos os brasileiros que desejem visitar a Europa evitem a Espanha, já que não somos bem vindos por lá.

Além do Itamaraty seria conveniente uma manifestação do Ministério do Turismo sobre o assunto.

Leia sobre o tema:
Espanha deporta brasileira que ia para congresso em Portugal
'Me senti como se fosse bandida', conta brasileira barrada na Espanha
Brasileira espera ser deportada
Mãe de brasileira impedida de entrar na Espanha afirma que filha sofreu preconceito
BRASILEIROS DEPORTADOS - Passagem de volta Espanha-Brasil
Governo espanhol alerta sobre risco de viajar ao Brasil

Nenhum comentário: