2.3.08

Que linda és Cuba IV - A educação primária

O Subsistema de Educação Primária

A educação primária está inserida dentro da Educación General Politécnica y Laboral, onde encontramos o maior número de educandos.
Tem como objetivos: formação integral da personalidade dos estudantes, conhecimentos elementares das mais diferentes matérias dos planos de estudo, sentimentos e convicções cívicas, cultura física, educação estética e educação para o trabalho.
Está dividida em três níveis:

- Enseñanza Primária (1º ao 6º)

- Enseñanza Média Básica (7º ao 9)

- Enseñanza Média Superior (10º ao 12º)

O ensino primário divide-se em dois ciclos: do 1º ao 4º ano, onde o professor é polivalente (exceto educação física e artes) e acompanha o aluno do início ao fim do ciclo, com três disciplinas: Língua Materna, Matemática e O Mundo Em Que Vivemos (noções básicas de Geografia, História e Ciências).
No 2º ciclo (correspondente ao 5º e 6º ano) os professores são dois (além dos específicos já mencionados): um para humanidades e outro para exatas, sendo introduzidas as disciplinas de História e Geografia de Cuba, Educação Cívica e Ciências Naturais.
A possibilidade de retenção pode ocorrer ao final do 2º e 4º ano do primeiro ciclo e ao final do 6º ano do 2º ciclo, sendo que nesta série a avaliação é elaborada pelo município.
Como princípio da educação cubana a avaliação é contínua e diagnóstica, cabendo ao professor resolver os problemas em sala da aula. Quando isso não é possível as escolas contam com apoio permanente de uma equipe composta por fonoaudiólogos, psicólogos, médicos, etc.
Estando o aluno enfermo, impossibilitado de ir à escola, há professores designados para acompanhá-lo, no hospital ou em casa.
Existem 7.403 escolas externas (aulas das 8 horas ao meio-dia e atividades após 14h30min até as 17 horas); 1.444 semi-externas (as crianças passam o dia todo na escola) e 86 internas (nas quais as crianças têm folgas nos finais de semana apenas). As escolas estão localizadas prioritariamente nas áreas rurais (75%).
Além destas existem Escolas de Iniciação Desportiva e Escolas Vocacionais de Arte, para onde são encaminhados os jovens que demonstram talentos especiais em alguma modalidade esportiva ou artística.
Hoje 100% das crianças entre 6 e 11 anos estão escolarizadas, sendo que 99,3% se mantêm na escola após o período obrigatório (até o 9º ano) e 98% concluem a secundária.
Cuba tem 1.044.573 alunos na escola primária, e, para atendê-los existem 1.611 pedagogos especializados, 64.603 docentes (77,2% com nível universitário), 1.139 fonoaudiólogos, 282 psicopedagogos, 13.252 auxiliares de ensino, além de especialistas de outras áreas.
(este texto é parte do relato do estágio educacional que fiz em Cuba em 1997)

Nenhum comentário: